Quem Somos




GRUPO IWÁ E OXENTE,TCHÊ!
APRESENTAM
MADRUGADA ME PROTEJA
A ideia de formar o grupo surgiu da necessidade de unir o teatro e a contação de histórias, tendo como foco as histórias e lendas africanas e afro-brasileiras. Como cada integrante do grupo é oriundo de um estado brasileiro, resolveram escolher a Bahia como base para um estudo mais aprofundado do tema.

O repertório do grupo conta hoje com três solos de contação de histórias, dois que estrearam em 2010 (“O chacal e as pérolas da África” e “E se África...”) sob direção de Toni Edson. E Afrocontos Afrocantos, espetáculo interpretado por Toni Edson e já contemplado com o projeto Baú de Histórias do SESC/SC. O grupo tem também um espetáculo infantil chamado “Por quê? Qual? Que bicho é esse?”- direção coletiva. E “Histórias de Áfricas” uma sessão de contos africanos, com duração de 15 minutos.

Neste ano o grupo se inscreveu num edital chamado Verão Cênico realizado pela Funceb (Fundação cultural do estado da Bahia) que possibilita grupos de teatro ter pautas em teatros no verão/2012. O grupo foi contemplado com duas apresentações para a estreia de seu próximo espetáculo chamado Madrugada me Proteja. As apresentações serão realizadas nos dias (18/01/2012 e 08/02/2012). Para este edital, o grupo conta com a parceria da empresa Oxente, Tchê! Comunicação e Marketing.

O texto Madrugada, Me Proteja! traz a cena Celso, um homem negro, de aproximadamente trinta anos que resolve acompanhar seu amigo e também chefe, Osmar, até em casa após o mesmo ter se embriagado em uma festa. Depois deixar o amigo em casa, Celso encontra-se numa rua de classe média alta e tenta por diversas vezes pegar um táxi, mas nenhum motorista para, Celso se questiona: “será que eles me viram?”. Após pensar, responde: “viram, mas fingiram que não viram”. Será coincidência nenhum motorista ter parado para pegar um homem negro na madrugada de uma grande cidade? Celso por não conseguir um táxi acaba sendo assaltado e roubam bem mais do que dinheiro, levam a sua dignidade. 

Em conversa com o autor do texto ele sintetizou em poucas palavras sobre o que trata a peça: “a peça fala de como uma raça consegue usurpar a outra”. A direção do espetáculo é da atriz e professora de teatro Josiane Acosta e a atuação do ator Thiago Rigaud.

Queremos com essa montagem estimular o debate relacionado aos conflitos sobre o Teatro Negro e a participação do ator negro na cena baiana, além de promover o acesso de pessoas de baixa renda em eventos culturais. Para tanto, a parceira com a empresa Oxente, Tchê! Comunicação e Marketing, que presta serviços de Consultoria em Comunicação e Marketing e assessoria de comunicação, se faz pertinente no auxílio do diálogo entre os diversos públicos. A empresa tem um trabalho voltado para atuar junto a organizações, grupos entendendo e atendendo suas necessidades de forma personalizada utilizando as ferramentas de comunicação e marketing. Trabalha com a ética, comprometimento, criatividade, coerência estética, compromisso social e respeito aos grupos, organizações e público.

Para produzir esse projeto foi criada uma equipe competente e multidisciplinar para que possa atender todas as necessidades, pois todos sabem que o teatro só faz sentido da troca em ator e espectador. 

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Online Project management